homem d gris

Thursday, August 31, 2006

sorte na vida

a história de um homem comum:

em 1956, mês quarto, décimo primeiro dia, nasce joaquim oliveira. garoto saudável, pesado, homem de futuro. nos primeiros anos de vida, brincou; também deixou de brincar – exigência do pai, severo. seguiu. os primeiros passos; as primeiras palavras; travessuras... releva-se – o homem cresce. no básico, destaca-se – mas sem muito destaque, porque, nesse período, tudo é muito passageiro, as pessoas não notam. do ensino médio temos algumas lembranças: uma boa dúzia de raparigas; medalhas no futebol; um primeiro lugar na feira de ciências – vulcão em erupção, ordinário e eficaz. vem a faculdade, com aprovação no segundo vestibular, excelente – no período, mas duas dúzias, ou três, de interessadas. mas é difícil viver como arquiteto... distrito federal, melhor pleitear uma vaga no serviço público... como? estudando. r$ 1.200 o primeiro cursinho, à vista. joaquim amarga o 1149º lugar – 38 vagas para o cargo pretendido. a vida segue, mas não dura, disseram. parte para o segundo turno: terceiro colocado, satisfatório, acredita. segue. estabilidade, tranqüilidade, fraternidade... sorte na vida. joaquim não estava muito certo, mas, vez ou outra, descansado no conforto de uma poltrona, a um canto da sala de estar, encontra-se satisfeito. o escritório de obras, que abrira com a ajuda o pai, prosperava... tempo de agir, seguir. uma esposa, uma companheira, não trouxe algo que não alegria... e um ou outro aborrecimento, mínimo, em discussões sobre o cotidiano e a vida... no mais, prazer. seqüente e conseqüentemente, vieram os filhos. lindos, mínimos, saudáveis. esses crescem, assim como o patrimônio de dr. oliveira. em família, seguem, felizes, diria. 2004, 2005, 2006... dr. oliveira e seus filhos, criados, assistem ao noticiário no fim do dia... apoiado no ombro da filha, a dilatação anormal de uma artéria cerebral leva-a ruptura, sem vômito, rigidez na nuca ou convulsão. é quando morre joaquim oliveira, próspero, pai de dois filhos.

2 Comments:

  • q breve ...

    isto é a ... ?? vida ???

    Destaca-se, mas sem muito destaque

    Essa é a minha ...



    @>---

    Te encontro no orkut??

    By Anonymous Pagu, at 5:57 PM  

  • Joaquim Oliveira ...

    cadê o Fausto? Será que ele tem alguns problemas esses dias ?

    Sabe às vezes eu sinto falta, até de quando ele me contrariava.

    Naquele tempo eu também ficava fascinada com os textos dele, agora já não escreve, ou demora pra se comunicar comigo. Creio que algo o desmotiva. O que será hem?

    Deve estar com problemas, algo me diz isso. Mas eu tão longe,,,, quase intocável ... mãos atadas.

    Logo agora que tinha encontrado alguem tão confuso quanto eu, com quem eu podia trocar idéias convergentes. Saudade/ saudade/ saudade

    Se encontrá-lo passe meu recado...

    e vê se não morre antes de fazer isso ...

    Pagu

    By Anonymous Doce, at 2:42 PM  

Post a Comment

<< Home